15.4.11

Ovos de Páscoa...hummm

Talvez uma das tradições mais antigas da páscoa é a de presentear com o ovo. Mas o que é a Páscoa? E o que tem que ver o coelho, que é mamífero e não bota ovos? Me confundi muito com isso na infância, até que descobri...

Para os judeus, a páscoa comemora o exôdo do Egito, quando o povo de Israel("o povo de Deus") foi liberto da escravidão e voltou pra sua terra Natal.
Mas, foi na época das cruzadas que se tem noticia dos ovos de páscoa.

O hábito de dar ovos vem da tradição pagã, porém, os cristãos apropriaram-se da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus. Simbolizavam a vida, a origem de Jesus, a ressurreição por todos os cristãos. Os missionários da Europa Ocidental, pintavam ovos de galinha de cor vermelha para simbolizar o sangue de Jesus, e também com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

Mais tarde, o rei Eduardo I da Inglaterra começou a presentear os nobres com ovos banhados a ouro e com pedras preciosas. Com o tempo, as pessoas começaram a dar recheios aos ovos, e só no século XVII começou na Inglaterra a tradição de se rechear os ovos com chocolate, porém só em 1960, é que eles passaram a ser industrializados e feitos como um ovo de verdade.

Já a figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. No Egito Antigo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Fica abaixo algumas dicas de ovos de páscoa digamos, glamurosos e contemporênos para presentear. Enjoy it!

Um comentário: