15.2.11

Faço "Alta Costura"!!! Ai ai ai...Que confusão!!!

Bom, resolvi fazer um post sobre esse assunto pois não aguento mais ouvir essa frase: Eu faço "Alta Costura", fulana faz "Alta Costura"...como isso é possível, se nem moramos em Paris??!!
Enquanto a frase vem de leigos, que não tem obrigação de saber por não serem da área, ok, mas dai ver alguns nomes conhecidos da moda dizendo isso...nossa é muita desinformação. É quase como usar uma camiseta com escrito em inglês ou em outra língua sem saber o que a frase significa.
Vamos ver se consigo explicar...
Tudo começou com Charles Frederick Worth, um costureiro inglês que queria conquistar as atenções da Imperatriz Eugênia(esposa de Napoleão II). Worth tratou de fazer um maravilhoso vestido para uma amiga, que iria à uma festa dada pela Imperatriz. Deu certo, ela gostou tanto(a amiga de Worth estava mais bonita que Eugênia!) que logo tratou de nomear o inglês como costureiro oficial, e este em seguida, produziu na Paris de 1858, o primeiro desfile de moda(usando modelos em vez de cabides, outra novidade na época).
Alta- Costura (haute couture em francês) refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos com bordados exclusivos em pedras e metais preciosos, por altos preços(em torno de 50/100 mil dollares), para clientes abastados. Registros mostram que apenas 800 mulheres possuem criações de alta costura no mundo. Na França moderna, haute couture tornou-se uma denominação que goza de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem definidos, como por exemplo, a marca precisa ser associada da Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, ter localização em Paris, mais precisamente nas avenidas Montaigne, Georges V ou Champs Elysées! O prédio deve ser próprio e a Maison tem que ter cinco andares, inclusive um espaço para desfiles. Precisa também possuir uma linha de perfumes. O processo produtivo das roupas(ou "obras de artes" como são chamadas) tem que ser completamente manual, sem auxílio de máquinas de costura, empregar no mínimo 15 pessoas nos ateliês e apresentar à imprensa uma nova coleção a cada estação com ao menos 35 modelos para noite e dia.
Apenas poucas marcas são consideradas maisons de alta-costura pela Chambre Syndicale de la Couture Parisienne. Entre elas estão: Chanel, Christian Dior, Jean-Paul Gaultier, Givenchy, Elie Saab, Giorgio Armani, Maison Martin Margiela e Valentino.
Algumas marcas famosas e consagradas como Versace, Balenciaga e Alexander McQueen não são parte da haute couture, embora façam vestidos caríssimos, lindos e desfilados em red carpets pelas celebridades.
Uma criação de haute couture tem como principal objetivo instigar o desejo pela marca. A maior parte de nós provavelmente nem chegará perto de um vestido de alta-costura Chanel, mas podemos levar para casa um pouco do glamour da marca ao comprarmos uma bolsa, um perfume ou mesmo um esmalte.
É um mundo exclusivo para poucos privilegiados. O termo “Alta-Costura” é protegido legalmente e podendo ser processado qualquer um que o utilize de forma indevida. Uma roupa de Alta Costura gasta em média de 170 a 175 horas. Portanto gentémmm, ninguém faz alta costura aqui,ok?!
Talvez o termo mais adequado seria: Habillé (que se pronuncia Abiê), termo que traduz as roupas que compõem o Black Tie. Ou talvez chamar de roupas de festas simplesmente.
Charles F. Worth

Alguns de seus vestidos...

2 comentários:

  1. Muito bom!! Ivy tbm é cultura!! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Excelente e esclarecedora pesquisa conduzida num texto muito agradável. Adorei!

    ResponderExcluir