Quando li pela primeira vez a história da Zara na revista Veja em 2003, fiquei fascinada. À partir de então, acompanho os passos da Zara com admiração e curiosidade.
Por mais "mal falada" que a empresa seja por algumas pessoas do ramo, que não conseguem nem chegar perto de seu êxito, creio sim que a Zara trouxe muito mais que a democraização da moda, trazendo também, um modelo de negócio invejável, com absoluto controle da sua infalível logística e buscando um modelo de integração vertical.
O meu interesse não para, e então, pude ter acesso ao primeiro livro de investigação sobre o império INDITEX, o grupo detentor da Zara e de propriedade do sr. Amâncio Ortega. "De Zero a Zara” – Xavier Blanco e Jesús Salgado, é indicado para aqueles que querem descobrir quando o “não” não existe e também, para quem quer saber como pensa homem que veste meio mundo e ambiciona vestir a outra metade.
A Zara que não para de crescer, abrindo novas lojas ao redor do globo quase que a cada um dia e meio, pretende ocupar todo território nacional, colocando ao menos uma loja em cada capital brasileira até 2014. Nada bobo o CEO da empresa, que está de olho na forte oportunidade de mercado que trará a copa do mundo.
Por mais "mal falada" que a empresa seja por algumas pessoas do ramo, que não conseguem nem chegar perto de seu êxito, creio sim que a Zara trouxe muito mais que a democraização da moda, trazendo também, um modelo de negócio invejável, com absoluto controle da sua infalível logística e buscando um modelo de integração vertical.
O meu interesse não para, e então, pude ter acesso ao primeiro livro de investigação sobre o império INDITEX, o grupo detentor da Zara e de propriedade do sr. Amâncio Ortega. "De Zero a Zara” – Xavier Blanco e Jesús Salgado, é indicado para aqueles que querem descobrir quando o “não” não existe e também, para quem quer saber como pensa homem que veste meio mundo e ambiciona vestir a outra metade.
A Zara que não para de crescer, abrindo novas lojas ao redor do globo quase que a cada um dia e meio, pretende ocupar todo território nacional, colocando ao menos uma loja em cada capital brasileira até 2014. Nada bobo o CEO da empresa, que está de olho na forte oportunidade de mercado que trará a copa do mundo.
Nossa obrigado pela dica,
ResponderExcluiracabei de comprar o livro "De Zero a Zara"
na livraria cultura, sou do RJ e não encontrava, pensava que não tinha nem no Brasil. Obrigado, tambem tenho um blog que fala sobre fast fashion
www.modapormenos.blogspot.com
Olá,você poderia me dar uma ajuda com um trabalho sobre a Loja Zara,estudo vitrinismo e estou a desenvolver um trabalho detalhado sobre a marca.Muito obrigada desde já...
ResponderExcluirOs temas são os seguintes:
- Arquitetura;
- Decoração;
- Artes Gráficas;
- Exposição nas lojas;
- Vendedores, sua imagem e modo de atendimento;
- Produtos;
- Público-alvo;
Oi Carol, td bem??? Mil perdões por não ter respondido...estou desativando este blog e faz muito tempo que não entro. Não sei se vc ainda precisa, mas se precisar terei prazer em ajudá-la no que for possível. Pode me procurar através do novo blog(estarei tb redirecionando alguns destes pots)www.ivytancredi.com.br
ResponderExcluirTem mta info bacana quase td dia lá tb. E qto á Zara, se quiser ainda te passo td oq sei. beijos e desculpe mais uma vez!:-)