Quando li pela primeira vez a história da Zara na revista Veja em 2003, fiquei fascinada. À partir de então, acompanho os passos da Zara com admiração e curiosidade.
Por mais "mal falada" que a empresa seja por algumas pessoas do ramo, que não conseguem nem chegar perto de seu êxito, creio sim que a Zara trouxe muito mais que a democraização da moda, trazendo também, um modelo de negócio invejável, com absoluto controle da sua infalível logística e buscando um modelo de integração vertical.
O meu interesse não para, e então, pude ter acesso ao primeiro livro de investigação sobre o império INDITEX, o grupo detentor da Zara e de propriedade do sr. Amâncio Ortega. "De Zero a Zara” – Xavier Blanco e Jesús Salgado, é indicado para aqueles que querem descobrir quando o “não” não existe e também, para quem quer saber como pensa homem que veste meio mundo e ambiciona vestir a outra metade.
A Zara que não para de crescer, abrindo novas lojas ao redor do globo quase que a cada um dia e meio, pretende ocupar todo território nacional, colocando ao menos uma loja em cada capital brasileira até 2014. Nada bobo o CEO da empresa, que está de olho na forte oportunidade de mercado que trará a copa do mundo.